CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM OS RESPONSÁVEIS

Apesar de compor a rotina de aprendizagem da criança, estimular a leitura não é uma tarefa apenas escolar. Tanto a família quanto a escola possuem funções diferentes, porém, complementares nesta etapa. Enquanto a escola cumpre uma função mais intencional e pedagógica, a família promove uma leitura mais emocional. O papel da escola é de garantir algumas competências. De fazer, por meio da leitura, a criança exercitar a curiosidade intelectual, já a família precisa cuidar daquela leitura por vezes desprovida dessa intenção, mas que promove a aproximação entre os familiares. Às vezes os pais não têm um repertório tão vasto, mas possuem um repertório que é deles, da infância deles. Pensando nessa interação família e creche convidamos um responsável de cada turma para realizarem um momento de contação de história para a turma. Os pais poderiam trazer a história caso desejassem ou poderia pegar no acervo de livros da creche. Foi gratificante observar a alegria da família e dos bebês em participar desse momento rico de interação.