QUEM SOMOS


No Brasil a Ordem Soberana Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, Rodes e de Malta (Ordem de Malta), criada no início do século 12, constitui três Associações de cunho assistenciais e, além destas, a Cruz de Malta, uma entidade assistencial sem fins lucrativos em comodato com a Embaixada da Ordem em Brasília. Os presidentes destas entidades se reúnem junto com o chefe de missão da Embaixada no Conselho Nacional das Associações Brasileiras da Soberana Ordem de Malta. A chefia da missão diplomática da Ordem de Malta é exercida atualmente pelo Embaixador Franz Graf von Schönborn.

Cruz de Malta

Tem por finalidade a beneficência aos excluídos sociais de qualquer natureza. Sediada em Brasília, integra o conjunto operativo assistencial da Ordem de Malta, de quem segue os preceitos. É certificada “Beneficente de Assistência Social” pela Resolução 26/01, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e declarada de Utilidade Pública através dos Decretos: 95617/88, no âmbito Federal e 21896/01, no âmbito do Distrito Federal.

Fundada em 1976, pelo Capelão da Ordem, Padre Otto Wilhelm Amann, A Cruz de Malta contava com poucos recursos. Mesmo assim, conseguiu rapidamente fundar duas creches em Brasília.

No início dos anos 90 começou a trabalhar com equipes de jovens com atividades de proteção ao meio ambiente, comunidades carentes e treinamentos para ações em situações de calamidade pública.

No Município de Picos, no Estado de Piauí, manteve uma ação humanitária de envergadura voltada aos hansenianos, e o Projeto São João Batista para crianças carenciadas posteriormente repassadas à entidade filantrópica Pórticos, a pedido desta.

Não se pode esquecer que, na ocasião da criação das creches, existia na região amazônica o importante trabalho desenvolvido pelo Servo de Deus Marcelo Candia, industrial italiano, membro da Ordem, que, desfazendo-se de seus bens, mudou-se para o Brasil com o firme propósito de servir uma população esquecida e desamparada do Amapá. Lá fundou um importante programa de combate à hanseníase, inclusive o Hospital-Escola S. Camilo e S. Luca. O Dr. Candia contava com a colaboração direta do Grã-Prior da Lombardia e Veneza, Fra’ Roggero Caccia Dominioni. Com a morte dele estas obras desvincularam-se da Ordem de Malta, e passaram para o Poder Público Estadual.

Em Belo Horizonte mantém o desenvolvimento do Projeto Coisa de Criança, para 200 crianças de 6 a 14 anos, e 100 adolescentes de 15 a 18 anos, dando-lhes formação em especial de música nos tempos pós-escolares. Também abrange o Projeto “Vivendo e Aprendendo” para a terceira idade (80 pessoas em 2011). https://cruzdemalta.org/

No Estado do Paraná, em Piraquara, a partir de 2006 administrava com o apoio do Embaixador da Ordem no Brasil, Dr. Wolfgang Sauer, a Entidade Fraternitas, que para além de uma creche de 300 crianças, tratava dos hansenianos, dispondo inclusivamente de apartamentos para o doente e seus familiares acompanhantes (40 apartamentos). Em 2010 foi profundamente alterada para atender a legislação federal em vigor.

Em 2008 o diplomata Frei Vicente Bohne, capelão conventual “Ad honorem” da Ordem de Malta e membro da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, assinou um termo de cooperação com o Governo Brasileiro (Ministério da Saúde) no combate à doença de Hansen para o treinamento de profissionais de saúde comunitária no diagnóstico precoce da doença. É uma ação de enorme envergadura que denominamos de Projeto Hansen.

Em 2014 a Cruz de Malta firmou novo Termo de Cooperação com a Secretaria de Educação do Distrito Federal assumindo, além das duas creches já existentes, mais outras 5, passando a atender em tempo integral (10 horas diárias), e aumentando para 1300 crianças atendidas, de 0 a 4 anos. Para tanto conta com 290 funcionários.

Associação dos Cavaleiros da S.M.O.M. de Brasília e Brasil Setentrional

Fundada em 03 de maio de 1984, apoia as obras assistenciais da Cruz de Malta nos muitos Estados da sua jurisdição. Sucessivamente, ocuparam o cargo de presidente: Embaixador Luiz Cláudio Guimarães Lousada (1984-1985), Dr. Robichez Penna (Pro tempore) (1985-1986), Emb. Lousada (1986-1988), Dr. Álvaro José de Pinho Simões (1988-1994),Vice-Almirante Fernando Carvalho Chagas (1994-1996), Dr. Gilberto de Freitas (1996-1999), Carlos Ney de Carvalho (1999-2000), Dr. Álvaro José de Pinho Simões (2000-2001), Dr. Caio Cesar Tourinho Marques, Visconde de Tourinho (2001-2004), Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima (como Delegado Magistral de 2004 a 2008) e o Senador Dr. Marco Antônio de Oliveira Maciel (2008 e reconfirmado em 2010). Dr. Diomar Bezerra (2014-2019), Dr. Alexandre Camanho de Assis (2020-2023) e atualmente o Cel Márcio Ronaldo de Assis (2023-2026).

Associação dos Cavaleiros da S.M.O.M. de São Paulo e Brasil Meridional

https://pt-br.facebook.com/cruzdemaltacentroassistencial/

A criação da Associação em São Paulo deveu-se à necessidade de uma ação humanitária que tivesse como base a defesa dos marginalizados, excluídos de uma sociedade econômico-industrial em desenvolvimento. Assim o Príncipe Olgierd Czartoryski solicitou ao Prof. Vicente Amato Sobrinho, já membro da Ordem, desenvolver ações para a criação de uma Associação em SP, a Associação de S. Paulo e Brasil Meridional em 21/12/1956.

As atividades da Ordem de Malta em S. Paulo começaram com poucos recursos segundo a orientação da Faculdade de Higiene e Saúde Pública. Foram criados pequenos ambulatórios médicos, que culminaram no Centro Assistencial Cruz de Malta, onde se exponenciou, por iniciativa do Cavalero Dr. Dino Samaja e sua esposa a Dama Teresa, um vastíssimo programa de ajuda aos necessitados com prestação de valiosos serviços nas áreas de saúde e educação.

Neste momento tem uma creche para 210 crianças até 5 anos, um Centro de Juventude para o desenvolvimento intelectual e social de 150 jovens dos 7 aos 14 anos, um centro para mães com aulas de higiene e puericultura com extensão a programas de suplemento alimentar e de educação sanitária, atendimento médico e odontológico, além disso, em Pinhais (Curitiba, Paraná), através da Fundação Weiss-Scarpa, há um Centro Profissionalizante de elevado padrão, um Lar de Terceira Idade com 40 apartamentos, cada um com capacidade para 2 pessoas, sendo auxiliado por 19 Irmãs da Copiosa Redenção.

Associação dos Cavaleiros da S.M.O.M. do Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/Ordemdemaltarj/

Fundada em 1957, fornecia obras assistenciais nos estados da jurisdição que foram, em seguida, restritas à Associação de Brasília e Brasil Setentrional, em 1984, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais.

Tanto no Rio de Janeiro, principalmente na Baixada Fluminense, quanto em Belo Horizonte, Minas Gerais, mantem-se uma biblioteca com finalidade de prestar serviços a uma creche para meninos de rua. Disponibiliza cursos de informática, terapia ocupacional para terceira idade, reforço escolar, entre outros serviços.

Ainda, convênios de universidades e hospitais também são mantidos para o atendimento de crianças e jovens, oferecendo atendimentos relacionados a odontologia, psicologia, clínica geral e próteses. Serviços de transporte até os hospitais de pessoas doentes que moram nas favelas também são prestados.

Tal associação foi a responsável por centralizar, inicialmente, a coordenação do Movimento Malteser, o qual tinha como principal objetivo treinar jovens como salva-vidas, em primeiros socorros, ao combate a incêndios, entre outros. Recebeu o apoio de diversas universidades e outras instituições, além do apoio dos copos de bombeiros e de vários médicos.

Um programa, em parceria a Empresa de Correios e Telégrafos, conseguiu atender crianças e jovens carentes dos dois estados, oferecendo atividades de aprendizagem profissional remunerada e registrada.

Conselho Nacional das Associações Brasileiras da S.M.O.M.

(61) 3274-8015

O Conselho foi homologado pelo Grão Magistério da Ordem em 2004, tem sede em Brasília (Embaixada da Ordem), e foi criado com vista a uma orientação mais uniformizada na política das Associações do Brasil, e sendo constituído pelos presidentes das associações e o Embaixador da Ordem junto ao Brasil.

DIRETORIA

VOLKER EGON BOHNE

PRESIDENTE
CAPELÃO CONVENTUAL “AD HONOREM”

LUIZ REINALDO BAENA

VICE-PRESIDENTE
PRIMEIRO TESOUREIRO

FRANCISCO DE ASSIS SARKIS NEVES

SEGUNDO TESOUREIRO

MARIA ANGELA CANGUÇU DE MESQUITA

PRIMEIRO SECRETÁRIO
COORDENADORA DO COMITÊ DE COMUNICAÇÃO

CARLUCIO CAMPOS RODRIGUES COELHO

SEGUNDO SECRETÁRIO

RAFAEL JARDIM GOULART DE ANDRADE

PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL

DIOMAR BEZERRA LIMA

MEMBRO DO CONSELHO FISCAL
CAPELÃO CONVENTUAL
Presidente Ad Honorem

LAURO PINTO CARDOSO

MEMBRO DO CONSELHO FISCAL

MARCIO RONALDO ASSIS

CAVALEIRO
PROCURADOR DA FILIAL DE BH

ASSOCIADOS

ADELINA MARIA NASCENTES BAENA

ASSOCIADA

ANA LUÍSA CUNHA CAMPOS DIEGUEZ

ASSOCIADA
COORDENADORA DO COMITÊ SÃO SEBASTIÃO

ANTÔNIO FERNANDO BARROS E SILVA DE SOUZA

ASSOCIADO

ARISTIDES JUNQUEIRA ALVARENGA

CAVALEIRO

ARTHUR CASTILHO NETO

ASSOCIADO

CARLOS CESAR RESENDE NÓBREGA

ASSOCIADO

CARLOS HENRIQUE MARTINS LIMA

ASSOCIADO

CLÁUDIA MAGALHÃES PINTO CARDOSO

ASSOCIADA

CLÉA CASCAO KOBELUS

ASSOCIADA
COORDENADORA DO COMITÊ ESTRUTURANDO VIDAS

CRISTINA MELO GONÇALVES

ASSOCIADA
COORDENADORA DO COMITÊ JURÍDICO

DELVAN DE PINHO TAVARES

ASSOCIADO

DOM BERNARDO JOHANNES BAHLMANN

CAPELÃO CONVENTUAL
PRESIDENTE AD HONOREM

GISELLE OLIVEIRA GARCIA

ASSOCIADA

HERALDO PEREIRA DE CARVALHO

ASSOCIADO

JORGE CUAUHTEMOC FERNANDEZ RINCON

ASSOCIADO

JOSEFA GRACIENE SILVEIRA SANTOS

ASSOCIADA

LÚCIO DE OLIVEIRA ALVARENGA

ASSOCIADO

MARIA FÁTIMA CASTELO MAGALHÃES

ASSOCIADA

MARIA GORETH MUNIZ LIMA

ASSOCIADA

MARIA SILVIA MACARINI GONÇALVES

ASSOCIADA

MARIA SIMONE MAGALHÃES COELHO

ASSOCIADA

MARIÂNGELA RIBEIRO DE SANTANA CORRÊA

ASSOCIADA

MARLÚCIA CÂNDIDA DE OLIVEIRA NEVES

ASSOCIADA

MAURO LUIZ CAMPBELL MARQUES

ASSOCIADO

NEUSA MARÍLIA LEÃO ALVARENGA

ASSOCIADA

PAULO ROBERTO VILELA PINTO

ASSOCIADO
COORDENADOR DO COMITÊ DE ARRECADAÇÃO FINANCEIRA

RAIMUNDO CARVALHO LIRA NETO

ASSOCIADO

RENATO BOTARO

ASSOCIADO

ROBERTO MONTEIRO GURGEL SANTOS

ASSOCIADO

SÉRGIO MANCHETTI

ASSOCIADO

TARCISIO DINOÁ MEDEIROS

ASSOCIADO
CAVALEIRO